Conheça o DAEL.

O diretório Acadêmico de Engenharia Elétrica é oficialmente a instituição que representa os alunos de Engenharia Elétrica. Mas o que isso significa?
Ao eleger um representante o estudante concede o direito/dever de alguém falar em seu nome. Essa representação pode ocorrer em qualquer âmbito, e não se restringe a apenas uma pessoa, e sim a todos os alunos do curso. A participação no DAEL é totalmente voluntária, e se dá através de uma eleição anual, na qual os estudantes interessados devem se inscrever através de uma chapa. Essa chapa possui uma composição mínima: Presidente, Vice-Presidente, Primeiro Secretário, Segundo Secretário, Tesoureiro e Vice-Tesoureiro. Esse é o número mínimo de pessoas que podem compor o DAEL, porém não existe um número máximo de membros.

Onde atuamos:

Colegiado de Engenharia Elétrica: Órgão responsável por decidir questões pendentes da coordenação do curso, que precisam ser levadas à votação. Assuntos como oferta de matérias, ementa do curso, matrículas, equivalências, resoluções do curso e currículo são levados ao colegiado para que sejam julgados e dado um parecer. As plenárias são abertas e públicas, porém só os conselheiros possuem direito à voz e voto.

Reunião Departamental de Engenharia Elétrica: Assim como o colegiado, esse órgão delibera sobre questões referentes ao curso, mas nesse caso possui uma outra abrangência. Nessa reunião são discutidas questões referentes à estrutura física do bloco, professores, ensalamento entre outras.

Setor de Tecnologia: Decide sobre todos os assuntos referentes ao setor. Esta instância deliberativa está acima das decisões tomadas no colegiado e no departamento de Engenharia Elétrica, sendo a primeira instância a ser recorrida no caso de recurso. O DAEL possui um representante com direito a voz e voto no setor de tecnologia.

Universidade Federal do Paraná: Em conjunto com o DCE, Diretório Central do Estudantes , o DAEL procura atuar em todas as questões pertinentes ao curso que acontecem na nossa universidade, tais como o REUNI e a Criação do curso noturno.

Conselhos Estudantis: O DAEL está presente no conselho das entidades de base (CEB - plenária mensal onde participam todos os diretórios e centros acadêmicos da UFPR), onde são decididas as diretrizes e políticas estudantis que devem ser tomadas pelo DCE. O DAEL também participa com 5 delegados na Assembléia Geral dos Estudantes da UFPR, evento anual deliberativo o qual é a instancia máxima das decisões estudantis da universidade.

Lazer: O DAEL possui e mantém um espaço dedicado aos estudantes do curso em seus intervalos de aula, o qual possui sofás para descanso, televisão de 50" e mesas de pebolim e de sinuca.

Festas: Semestralmente o DAEL realiza o “Churrasco do Calouro”, festa de confraternização realizada normalmente ao fim do primeiro mês de aula como forma de boas vindas e interação entre os calouros e veteranos. Também organiza, junto ao C7, a “Recepção aos calouros no Gramadão do Centro Politécnico” e o “F.I.L.E.T”.

Esportes: O DAEL realiza, anualmente, um campeonato de pebolim e de futebol, além de um campeonato de semestral de pôker. Pretendemos ainda fazer um torneio de sinuca.

Semana Acadêmica: O DAEL acredita que para uma formação completa, os estudantes de Engenharia Elétrica devem visualizar a aplicação dos conhecimentos que foram adquiridos dentro da Universidade. No intuito de promover esse tipo de motivação, o DAEL organiza anualmente a Semana de Atualização de Engenharia Elétrica, pois dessa maneira, estará contribuindo para enriquecer a vivência dos estudantes.

Projetos Voluntários: Outro importante contato com a sociedade se dá através de um projeto de extenção em conjunto com outros Centros Acadêmicos. O “Projeto Vovó Otila” consiste num trabalho voluntário iniciado esse ano, no qual todos os estudantes do curso podem se envolver, e aplicar os conhecimentos tecnicos no intuito de ajudar uma creche.

FEITOS MAIS RECENTES:

PPE: Projeto que teve inicio em 2007, com financiamento e gestão próprios, tem por objetivo alertar a universidade sobre a situação alarmante em que os laboratórios se encontram e angariar recursos para a manutenção dos mesmos. Esses recursos vêm de doações de alunos, professores e parcerias entre a UFPR e outros orgãos. Esse projeto consegui arrecadar em 2008 um total de R$145.000,00 em materias e equipamentos, dos quais R$80.000,00 já foram utilizados na compra de novos ociloscópios, fontes e geradores de função para o Laboratório Didático de Eletrônica, o que consiste em uma vitória muito importante para todos os alunos do curso. O restante do recurso está em processo de licitação e também será utilizado para compra de equipamentos para o mesmo laboratório. A fonte desses recursos é uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná e o LACTEC (FIA).

Alteração na resolução do curso: Em 2006 fomentou-se uma discução sobre os problemas burocráticos que o curso possuia em função de sua resolução. Essas discuções culminaram no sentido de mostrar que vários pontos da nossa resolução vigente estão errados. Um desses pontos, o N-2, ja foi alterado, de modo que todos os alunos que caírem no N-2 podem ter matrículas além das dependências até uma carga horária máxima semanal de 20h, evitando assim alunos com apenas uma disciplina pelo semestre inteiro. O DAEL acredita que vários estudantes deixaram de ser prejudicados por isso. Muito ainda precisa ser feito sobre a resolução vigente do curso, a 32/06, e ainda possuímos erros graves, como a não adequação do curso a resolução 10/10 do CONFEA. É por isso que o DAEL participa atualmente do Grupo de Reforma Curricular. .